Páginas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A primeira papinha a Mamãe nunca esquece.....

  
Depois de seis meses só no peito ou com leite indicado por pediatras, é chegada hora do bebê descobrir novos sabores. Aos pouquinhos, cabe a você mãe apresentá-lo ao fantástico mundo dos alimentos, em todas as suas cores, aromas, texturas, gostos e combinações. É uma fase decisiva, e não só porque as comidinhas são necessárias para manter em alta o desenvolvimento, a saúde e até a disposição do baby.
A partir do que seu filhote provar nos primeiros anos, surgirão as preferências que ele vai carregar vida afora para bem ou mal.
É bem nesse comecinho que a criança adquire os hábitos alimentares que influenciarão seu desenvolvimento até a fase adulta. Por isso, é essencial que ela entre em contato com uma alimentação saudável desde o início. Sim, é verdade que criança adora alimentos doces e gordurosos, cremosos e crocantes, o que quase sempre rima com comida industrializada, fast-food, frituras e guloseimas, mais se vc não apresentar a criança não vai saber como é bom... rsrs
Mas acredite: mais importante do que agradar seu filhote, é ensiná-lo a comer bem. Portanto, adie ao máximo a oferta desses produtos, que costumam ter muitas calorias e poucos nutrientes, e... corra para a feira!
As primeiras novidades no cardápio do bebê devem ser frutas e verduras. Ofereça um tipo de cada vez, três vezes ao dia, além do leite materno ou indicado por pediatra à vontade. Vá com calma, variando aos poucos os alimentos, para que o pequeno se habitue com os diferentes sabores. Se ele não gostar, mude a forma do preparo e insista mais algumas vezes.
Depois que o bebê completar um ano de vida, acrescente ao cardápio dois lanches, um no meio da manhã e outro à tarde, além das combinações de sucos, papinhas e sopas de frutas e legumes três vezes ao dia. E continue com a amamentação enquanto ele quiser, de preferência até os dois anos de idade.
Tão importante quanto o que o seu filho come é o ambiente onde são servidas as comidinhas, o local deve ser tranquilo e voltado exclusivamente para o momento da refeição, sem brinquedos, televisão ou objetos que distraiam a criança. Instigue o bebê a provar tudo, mesmo que isso signifique uma tremenda bagunça e papinha por todo lado.

Procurei sempre apresentar para o Gabriel e a Maria Clara os tradicionais suquinhos naturais, sopinhas leves e papinhas de banana, maçã e mamão, ainda com cinco meses. Mas não fiquei no básico, e sempre fiz questão de oferecer bastante variedade. Frutas, eles provaram praticamente todas.

Apresentar vários alimentos saudáveis, fez que eles comessem de tudo hoje, alem de comer a parte deles, eles vem querendo comer a minha...rsrs








Mesmo a criança não se adaptando na primeira vez fica a dica para tentar novamente, pois é muito importante que a criança coma de tudo para ter uma vida saudável.


Grande Beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário